Sabemos que na durante uma graduação existem várias barreiras que podem impedir você de se envolver com a pesquisa científica. Nunca esqueça que existe um tripé composto por: ensino, pesquisa e extensão da universidade.
Então se você tem o desejo de escrever algum tipo de publicação: artigo científico, resenhas, resumos expandidos e até mesmo um e-book, fica comigo até o final dessa postagem que você saberá 10 motivos para investir nessa jornada ainda na vida acadêmica.
Antes de contar pra você qual é a primeira, deixa eu te contar uma coisa: É preciso que haja a ruptura de algumas crenças limitantes do tipo: “não sou capaz de publicar um artigo” ou ainda “só consigo publicar quando estiver com um diploma”. Garanto a você que é preciso imaginar a graduação como um universo de oportunidades e além disso, vocÊ precisa começar a construção da sua imagem profissional ainda enquanto estudante.
Sabendo disso, é importante que você tenha iniciativa e não espere por terceiros convidarem você para colaborações em segundo plano.
Então, quanto mais cedo você iniciar sua vida na produção científica, mais rápido você adquirirá uma maturidade intelectual que permitirá sua emancipação e consequentemente mais preparo você terá para se envolver em diferentes projetos na academia e fora dela. Lembra da extensão também tudo bem?
Agora podemos falar dos motivos que você deve saber para publicar algo, ainda durante a graduação:
1. Aproveitar a disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso”
Em algumas instituições, o aluno poderá pedir o aproveitamento do trabalho de Conclusão de Curso – TCC se comprovar que teve uma publicação científica aceita em uma revista científica da sua área de atuação, desde que a mesma tenha um conselho editorial.
Pesquise e saiba se na sua instituição, existe alguma resolução ou portaria permitindo esse aproveitamento. Se houver, lembre-se de que será um direito que fará você poupar tempo e trabalho, dando celeridade ao seu objetivo de concluir a graduação em um tempo menor, consequentemente, oportunizando seu ingresso numa especialização ou mestrado.
2. Definir sua linha de pesquisa
Ao desenvolver uma pesquisa, você terá contato inevitável com diferentes temas. E quanto mais pesquisar e se profundar nas leituras e investigações sobre uma determinada temática em desenvolvimento, mais você tende a descobrir os assuntos que combinam com seus interesses de estudo.
3. Obter autoridade na temática pesquisada
Um primeira produção e publicação científica ainda na graduação, inevitavelmente possibilitará que você tenha um reconhecimento pessoal e profissional relacionado com um tema.
Amigos, professores, outros pesquisadores da sua área, com certeza se perguntarão sobre a sua identidade e filiação e isso permitirá que você crie conexões relavantes na sua área de formação com outros estudantes e até profissionais que tenham interesse na sua pesquisa.
4. Posicionar-se ideológicamente sobre a temática
Com o seu trabalho em acesso aberto na internet, muitas pessoas poderão ler, interpretar, citar e identificar características pessoas sobre sua escrita, soas opiniões e críticas, favoráveis e contrárias ao tema pesquisado. Lembre-se que toda pesquisa nasce de uma problemática bem definida cujas inferências devems ser apresentadas pou uma autoria declarada.
5. Desenvolver precocemente uma carreira
Tenha plena certeza de que o aveite da primeira publicação, ainda enquanto estudante, prmitirá que você colha benefícios ao ter iniciado cedo a vida dentro da pesquisa.
Isso vai se refletir na sua postura, na sua formno seu vocabulário, na desenvoltura ao falar em público, reduzindo seu nervosismo e aumentando a sua segurança.
6. Pontuar nos títulos em concursos públicos e seleções de pós graduação
Geralmente, os processos seletivos e concursos públicos consideram a publicação de artigos, como possibilidade de pontuação em determinadas etapas desses certames. Quando um concurso é muito concorrido, o aluno pode ser beneficiado já que ainda não tem poucas chances de ter experiências.
Vale lembrar que você não precisa estar com diploma para prestar concursos e que as nomeções podem demorar o tempo que ainda resta para que você conclua.
Além disso, é preciso lembrar que a graduação é só o primeiro degrau de uma carreira em que se você pensa em fazer um mestrado por exemplo, orientadores avaliarão positivamente seu projeto, seu currículo e sua entrevista com base nesse diferencial da sua trajetória científica.
7. Ter um diferencial no currículo Lattes
Ter uma publicação no currículo Lattes é imprescindível para estudantes e profissionais que pretendem participar de projetos, fazer mestrado e seguir a carreira acadêmica.
Lá você poderá incluir essa produção e com certeza ao registrar que ela aconteceu durante a graduação, sua marca e diferencial estarão visíveis não só ao mundo digital.
8. Envolvimento em projetos
Quase sempre, um artigo resulta da participação acadêmica em algum projeto de pesquisa ou extensão universitária.
Vale a pena pesquisar editais e seengajar na causa, até mesmo de forma voluntária, quando você pensar duas vezes antes de não ir falar com seu professor sobre seu interesse em pesquisar na universidade.
Quem tem boca vai a Roma.
9. Conexões com outros pesquisadores
Será inevitável seu reconhecimento entre profissionais que pesquisam sobre a sua temática.
Com isso, muitas parcerias poderão surgir ao longo da sua carreira ainda em âmbito acadêmico e isso com certeza vai se continuar posteriormente na sua jornada profissional.
10. Realização pessoal
O sentimento de dever cumprido depois de um longo processo de publicação, que em média dura de 2 a 4 meses, proporcionará uma autoestima indescritível e impulsionará você a se tornar muito mais eficiente nos seus projetos.
A forma com que você perceberá os caminhos da elaboração de um artigo, ou o resultado final de seu esforço, dedicação e tempo ao receberem um aceite, certamente fará você dizer: – Valeu a pena!
Resumindo…
Universidade não é apenas sala de aula e existem maneiras de publicar e dar visibilidade a pesquisas de acadêmicos em revistas, eventos da sua área e até mesmo nos projetos de iniciação cietífica que são lançados anualmente.
Se você já percebeu que o seu lugar na universidade não é apenas na sala de aula e você quer aprender mais sobre um tema, desenvolver habilidades na escrita, na comunicação oral, construindo um posicionamento crítico e uma autoridade sobre um tema: corre atrás disso! Você vai descobrir que existem bem mais que 10 motivos para você publicar ainda na graduação!
PS1: Se você já publicou ou não um artigo e se identificou com um dos motivos, diz pra mim qual foi nos comentários.
PS2: Se conhece uma pessoa com quem quer publicar e já pensou numa parceria, porém acredita que ela desconhece esses motivos compartilha e depois também me conta o que ela achou!
Até a próxima!
Acadêmico Empoderado