6 dicas para seu primeiro dia de aula na universidade

Iniciar uma graduação se torna um desafio passada toda a emoção de nome na lista, trote e acolhida durante a semana acadêmica. É como entrar num oceano azul pela primeira literalmente sendo um marinheiro de primeira viagem.

Entre a ansiedade de ver as aulas começarem, algumas descobertas iniciais já acontecem quando você recebe uma confirmação de matrícula com nomes de disciplinas que cursará no seu primeiro período.

Além disso, você já tem o primeiro contato visual com nomes de professores e percebe que vai precisar lembrar do ditado “quem tem boca vai a Roma” para conseguir chegar na sala de aula correta no primeiro dia.

Só que quando as aulas começam, além de quatro paredes, professores e aquele método tradicional de ensino professor-aluno, existem algumas coisinhas que você precisa saber nesse universo acadêmico.

Por essa razão eu separei 5 coisas para te contar que podem evitar problemas futuros nessa jornada. Se você tem realmente interesse em conhecê-las, fica comigo até op final desse post !

Antes disso, não esquece que você deve ter feito um esforço tremendo até ter seu nome na lista, foi aprovado num curso que escolheu e tem méritos para estar adentrando numa universidade. Preciso te pedir que lembre disso e que seu mindset seja o mais positivo possível sempre!

Agora sim, vamos ao que interessa!

Dica 1: Visite a universidade antes de iniciar as aulas

Programe-se para uma visita na universidade, preferencialmente saindo de casa e jpa mensurando o tempo gasto no deslocamento. Conhecer a estrutura, os blocos onde ficam as salas de aulas, a coordenação de curso, o refeitório, os prédios admnistrativos e a biblioteca serão facilitadores de quem simplemente chegará sem saber de absolutamente nada no primeiro dia de aula.

Dica 2: Conheça as opções de trasporte coletivo

Se você fez a visita antes doprimeiro dia, antes de sair de casa e ao voltar, deverá ter uma informação valiosa nesse deslocamento: as linhas de ônibus que servem para você. Entender esse trajeto, onde pegar cada ônibus e o tempo médio de espera evitará que você tenha imprevistos que farão alguns só chegarem na universidade a partir do segundo dia.

Dica 3: Tome ciência do calendário acadêmico

Visite o site da sua universidade e tente baixar o calendário acadêmico. Além depermitir que você se planeje durante todo o ano letivo, orienta sobre prazos e datas de algumas oportunidades que você precisa saber! Monitorias, aproveitamento de disciplinas, férias, período de matrículas e por ai vai!

Dica 4: Acesse seu portal do aluno

Após fazer sua matrícula institucional, procure pelo site que será seu maior companheiro na consulta de informações sobre notas, coeficiente, solicitações de declarações, consulta de histórico escolar. O portal do aluno é indispensável a qualquer acadêmico antes, durante e depois de começarem as aulas.

Dica 5: Acesse sua grade curricular e conheça suas disciplinas

Um dos instrumentos dentro do portal do aluno que você deve ter artenção especial é a grade curricular do seu curso disponóvel no seu histórico. Além do total de crédito, período de tempo e coeficiente, todas as disciplinas separadas por períodos estarão descritas. Com isso você poderá se preparar para estudá-las antes mesmo do seu primeiro dia de aula.

Dica 6: Pesquise assuntos das disciplinas do seu curso em outras universidades

A melhor forma de estar preparado para cursar um período é estudar assuntos que serão cobrados nas disciplinas antes mesmo de conhecer ementa, professor e metodologia de ensino. Com o nome das disciplinas, será possível pesquisar planos de ensino e fontes de informação: slides, e-books, artigos, exercícios, questões de prova. Com certeza você não entrará voando quando o conteúdo começar pra valer!

Por fim, espero que as dicas ajudem você de alguma forma. Queria tanto que alguém tivesse me dito essas coisas quando eu comecei! Não sei como foi o seu primeiro dia, mas se tiver alguma dica que possa ajudar alguém antes mesmo do primeiro período começar, me conta nos comentários!

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.