Como publicar seu artigo científico em 2022
Publicar um artigo científico pode parecer coisa de outro mundo se sua mentalidade não for alinhada a algumas coisas…
A primeira delas é não duvidar da sua capacidade de ter um artigo científico aprovado na sua primeira tentativa de submissão.
A segunda é saber se você quer publicar só ou se quer a colaboração de alguém que pode poupar seu tempo e seu trabalho na hora de publicar!
Saiba que algumas revistas ou eventos levam em consideração essa parceria e lamentavelmente até o título da pessoa com quem você resolve escrever! Mas calma! É possível sim publicar sem coautores!
Para isso você precisará atentar para duas coisas:
Se a revista ou evento permite que você publique só nas diretrizes para autores e se a sua pesquisa é relevante o suficiente para que qualquer outro fator seja irrelevante aos olhos dos avaliadores.
Decidida a coautoria e a revista ou evento… você vai fazer o seguinte:
Acesse os artigos científicos aprovados na última edição da revista ou nos anais do evento e primeiramente analise superficialmente as temáticas a partir dos títulos desses artigos.
Agora você precisa alinhar sua temática com um desses artigos aprovados para termos um assunto em comum e conseqentemente um artigo correlato que possa servir de base para estruturar sua pesquisa, garantindo no mínimo uma correlação estrutural.
Sim! Você vai baixar e salvar o primeiro artigo que chamaremos de “artigo correlato”!
PARA QUE SERVE UM ARTIGO CORRELATO?
Então você me pergunta… Mas para que serve um artigo correlato?
Esse artigo servirá para analisarmos algumas coisas antes mesmo de começar a escrever o artigo. Quer saber quais são eles?
Devo ou não ter subtítulo no título do artigo científico?
O primeiro deles é a existência ou não de subtítulo: isso vai indicar se avaliadores considram ou não positivo o fato de delimitar bem a pesquisa por meio de um método, um aspecto temporal, espacial ou amostral.
Quantos autores no artigo científico?
O segundo é o número de autores do artigo científico: lembra da autoria declarada e da escolha em publicar com ou sem coautores. Essa é uma das pistas para ajudar você nesse quesito.
Como estruturar o meu resumo?
O terceiro é se a estrutura do resumo apesenta: veja se o resumo tem:
Frase breve e sucinta
Objetivos
Problema
Métodos
Considerações
Contribuições futuras da pesquisa
Nomes dos capítulos e assuntos do título no artigo cientifico
A quarta coisa é o nome dos capítulos do referencial: identifique quais são os assuntos relacionados ao título que você encontra nos nomes dos capítulos!
O referencial teórico e suas fontes
Chegamos no corpo do referencial e com ele a necessidade de citar autores, embasar seu artigo e isso exige uma coisa que você encontrará também no artigo: as referências!
É claro que você não vai usar as mesmas referências do artigo correlato, mas já percebeu que muitas referências são online e o link de acesso está disponível ali para você simplesmente clicar?
Orgnanize seu banco e fontes
Uma outra dica nesse aspecto é…. Uma fonte leva a outra que também possui outras fontes referenciadas. Isso fará com que você encontre múltiplas fontes até que elas comecem a se repetir.
Salve e organize suas fontes renomeando seus arquivos baixados pelo SOBRENOME e nome do autor, seguindo o título e ano.
Tendo pelo menos 20 referências… você pode começar a alinhar a primeira coisa que seu artigo precisará!
O PROBLEMA DA SUA PESQUISA NO ARTIGO CIENTÍFICO!
É o problema que terá ligação com título, objetivos, justificativas e claro, nomes de capítulos, referencial, métodos e as consideraçõs que você fará!
Depois de definir o problema, pense se sa pesquisa terá ou não coleta de dados.
A COLETA DE DADOS DO ARTIGO CIENTÍFICO
Se tiver, já deves saber que precisará de um um instrumento de coleta(defina qual), um universo e amostra a quem aplicará e como redigir possíveis perguntas, inclusive quantas, para ter as respostas do seu problema de pesquisa.
Se não tiver, sua pesquisa precisará de fontes, será bibliográfica e o quantitativo de referências dobra, já que além do referencial, você precisará de autores para fundamentar os resultados da pesquisa bibliográfica.
Além disso, será preciso tirar uma das dúvidas que mais as pessoas tem na hora de conseguir publicar: como fazer a metodologia da pesquisa do artigo científico.
COMO FAZER A METODOLOGIA DO ARTIGO CIENTÍFICO?
Ao pensar em método, você deve lembrar em uma sistematização que inclui: como, onde, quando e com quem você fez sua pesquisa. Além disso, classificar metodologicamente segundo natureza, procedimetos, objetivos e métodos de coleta. Esse conteúdo pode ajudar você na hora da metodologia. Se qusier receber gratuitamente um materal sobre como fazer a metodologia sem enrolação, acesse a área de downloads do site ou clique aqui.
Só então será possível dar início ao escopo e escrita inicial do seu artigo científico.
Os elementos obrigatóricos depois de autoria, problema, título, nomes de capítulos, escopo dos métodos são uma introdução com uam estrutura sem faltar: contextualização, um conceito de termo que apareça no título, o problema, suas justificativas, e uma breve apresentação dos capítulos do referencial.
Por mais que não pareça, no artigo científico essa estrutura da introdução deve existir com quase todos os elementos de um projeto de pesquisa. Tendo esses elementos inicialmente definidos, só então você poderá começar a escrita.
Para ajudar nesse processo de estruturação da instrodução, acesse o checklist do projeto de pesquisa e não deixe nunca para amanhã o que você pode começar agora! Publicar um artigo científico em 2022 é mais fácil do que imagina, mas para chelar lá é preciso dar o primeiro passo!
Como última dica, não esqueça que considerações finais devem retomar objetivos propostos e o problema da pesquisa para enfim, respondê-lo e verificar quais foram alcançados.
0 Comentários